Pela quarta vez, Secom promove encontro de fim de ano entre prefeito e comunicadores

25/12/2017, 10:3h |

Em sua quarta edição, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) realizou o encontro de fim de ano, no último sábado, 23, entre o prefeito José Ronaldo, secretários e profissionais de imprensa de Feira de Santana.

Moderado pelo secretário Valdomiro Silva, gestor da pasta, o clima de debates e reflexões acerca do trabalho da categoria, além de relatos de experiências, envolveram temas como ‘Postura profissional em uma entrevista coletiva’, ‘A conquista da credibilidade’ e ‘A produção jornalística no rádio’.

Informações que facilitam o acesso a serviços públicos

“O rádio é fundamental para levar à comunidade as informações necessárias que facilite o acesso ao setor público”, pontuou o chefe da Divisão de Rádio da Prefeitura, Reny Alves, destacando a “boa produção” e o papel do comunicador no jogo de informação na sociedade.

Segundo o experiente radialista, o arquivamento das “sonoras” [entrevistas em áudio] de fontes oficiais são fundamentais para esclarecer diversas divergências e ajudar cada secretaria na resolução de assuntos acerca da gestão municipal. Diariamente, “a partir de 5h, o serviço de radioescuta acompanha 24 programas de emissoras locais de radiodifusão”, explicou Reny.

Após a mesa de palestrantes relembrar episódios e reportagens em Feira de Santana, bem como abordagens diferentes na rotina das pautas jornalísticas, o prefeito José Ronaldo “provocou a reflexão” dos comunicadores sobre a velocidade da cobertura noticiosa e fez uma síntese de pontos polêmicos da vida política feirense, a exemplo do projeto do Bus Rapid Transit (BRT) que traz design, serviços e infraestrutura especializados para melhorar a qualidade da mobilidade urbana na cidade.

Velocidade da notícia atualmente impressiona, diz prefeito

“A velocidade da notícia, hoje em dia, é algo que impressiona. Ela [a notícia] se renova pela manhã e, à tarde, tudo muda completamente”, pontuou o prefeito, aproveitando para desejar boas festas de fim de ano aos comunicadores. Em seguida, oportunamente, foi sabatinado por todos os players da comunicação a respeito de assuntos, principalmente ações da gestão e cenário eleitoral na Bahia, esquentando o bate-papo.

Dilton Coutinho abordou credibilidade em tempos de novas tecnologias

Coube ao âncora do programa Acorda Cidade, radialista Dilton Coutinho [na foto - de camisa escura - entregando placa de homenagem ao colega radialista Beto Maia], relacionar aspectos da credibilidade jornalística em tempos de novas tecnologias digitais. Segundo Coutinho, para ser produtor na atualidade em meios de comunicação requer cautela redobrada e responsabilidade com o fato a ser noticiado.

“É preciso vestir a camisa da verdade e não podemos ter lado. Hoje a informação é dinâmica e o profissional precisa ter speed para compreender e acompanhar o relato jornalístico diante da quantidade de informações que recebemos dos diversos canais de comunicação”, explicou.

É preciso saber conduzir este momento”, diz Agnaldo Santos sobre coletiva

Um dos mais respeitados comunicadores da Bahia, radialista Agnaldo Santos [na foto, a esquerda], conhecido entre os colegas como “Categó”, abordou sobre aspectos da dinâmica de uma entrevista coletiva.

“Temos que nos preparar para este momento, desde a seleção de perguntas ao entrevistado até a postura profissional. É preciso saber conduzir este momento”, ressaltou Categó.

Valdomiro Silva destacou trabalho independente e criterioso da imprensa

O secretário Valdomiro Silva destacou o trabalho independente e criterioso da imprensa feirense ao longo do ano.

“Tenho admiração e respeito por todos os companheiros que sempre buscam a informação objetiva e de qualidade”, afirmou. Em seguida, diversos profissionais da mídia, radialistas e jornalistas, receberam a homenagem da Secom denominada “Faço parte dessa história”, e se confraternizaram com um coffee break servido após a solenidade de entrega das placas.

Além de membros da imprensa falada, escrita, televisada e digital, prestigiaram o evento também os secretários municipais Ozeny Moraes (Gestão e Convênios), Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social),  Antônio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Carneiro, o vereador Luis Augusto de Jesus (Lulinha) e o deputado estadual Carlos Geilson.