Feira é finalista de prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social
O município de Feira de Santana está disputando com Fortaleza, capital do Ceará, o Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros, na categoria cidades de grande porte, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O vencedor será anunciado durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorre no período de 5 a 8 deste mês, em Brasília.
O município feirense concorre através dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa de Assistência Social (Nepas), voltados para a promoção de aprendizado dos profissionais de assistência social, com palestras, rodas de conversas, encontros, seminários, capacitações e outras ações.
O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Assistência Social em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social. Foi aberto para disputa entre todas as cidades brasileiras. Entretanto, chega à final sendo disputada justamente por duas cidades nordestinas, depois de terem eliminado todas as grandes cidades e capitais brasileiras com mais de 500 mil habitantes.
A escolha de Feira de Santana para a final ocorre em reconhecimento a importância do projeto sobre os estudantes e profissionais de assistência social estarem sempre se atualizando.
Atuação fiscalizadora do Conselho ajuda muito, diz secretário
Já o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, reconhece que a assistência social avança muito na cidade em função da atuação fiscalizadora do Conselho Municipal de Assistência Social. O CMAS tem uma posição muito crítica no município de Feira de Santana, diz o titular da pasta, que é sociólogo de formação.
“Essa atuação militante, fiscalizadora, crítica, qualificada, é muito útil porque nos obriga a melhorar as ações e qualificar e eficientizar mais o trabalho. E, com isso, a política de assistência social no município ganha muito. Eu tenho muito o que agradecer a essa atuação militante do CMAS”, frisou.
PERSONAGEM
Ângela Pérsico, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que se encontra no Distrito Federal representando a cidade.
“A classificação para a final é um reconhecimento pelas boas práticas de incentivo à melhoria contínua dos serviços de assistência social em Feira de Santana”.