Jovem vence câncer de mama e agora comemora chegada de bebê
O relato de Rachel Souza, 35, que venceu o câncer de mama e hoje está à espera da sua primeira filha, emocionou a todos, durante uma manhã de sensibilização para alertar as mulheres sobre a doença e a necessidade de que as pessoas busquem as formas de prevenção. O evento ocorreu na sexta-feira, 27, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do bairro Aviário.
O coordenador do centro, Ruy Contreiras, juntamente com a Fundação Cultural Egberto Costa (FUNTITEC), promoveram uma palestra de conscientização, trazendo o testemunho de Rachel. “Eu descobri o câncer de mama tinha 32 anos e foi durante um toque em casa, do nada apalpei meus seios e senti o nódulo e fui procurar um mastologista. Graças a Deus em primeiro lugar e ao apoio da minha família, meu esposo que esteve do meu lado o tempo todo, eu fui curada do câncer e hoje estou esperando minha Valentina”, comemora a jovem.
Rachel disse estar feliz em ter participado do evento e voltou a destacar a importância do autoexame. “Pra mim foi muito importante está aqui hoje falando pra essas mulheres que câncer não tem mais idade, e independe do histórico familiar, meu conselho pra todas as mulheres hoje é que se toquem, viu algo de errado na mama, seja o que for, procure um mastologista, quanto antes você identificar o problema mais fácil é trata-lo”.
Para ilustrar a necessidade, recorre ao dito popular ‘quem procura acha’. “Eu digo ‘quem acha cuida’. Graças a Deus venci. Passei por 16 quimioterapias, 30 sessões de radioterapia e não fiquei estéril, graças a Deus, hoje estou aqui com minha Valentina no útero”. Ao final Rachel foi aplaudida de pé pelo público presente.
“Rachel é uma pessoa amiga da minha família, conheço a historia dela e sabia que seria muito importante traze-la aqui hoje”, disse a professora de Educação Física Daiane Araújo.
Toque é primeiro método para detectar doença
“O nosso objetivo aqui hoje foi justamente esse mostrar que o toque é o primeiro método de se detectar o câncer e é através desse autoexame que a gente consegue identificar de forma mais rápida a presença de um nódulo ou de um câncer e ai sim trata-lo o quanto antes”. A orientação é da enfermeira Monica Evans, responsável pela Unidade de Saúde da Família Aviário IV. Ela falou sobre a importância do autoexame em palestra realizada após momento de confraternização.
A comunidade do bairro se reuniu no Cineteatro da praça e pôde acompanhar as orientações da enfermeira. “Hoje pudemos ter a oportunidade de reunir uma grande quantidade de mulheres e mostrar para elas a necessidade de estarem se cuidando, o quanto é importante elas se tocarem”. Antes da palestra os participantes fizeram uma caminhada pelo bairro seguido de café da manhã preparado pela equipe. As mulheres do Aviário que desejam mais informações podem estar procurando uma das quatro unidades de saúde da família espalhadas pelo bairro.
PERSONAGEM
“A programação voltada para o Outubro Rosa teve inicio desde o dia primeiro deste mês. Levamos as mulheres que fazem as atividades aqui comigo na praça, para a corrida Pink and Blue, toda sexta feira desenvolvíamos atividades com as mulheres e elas vinham todas de rosa, tivemos aulão de ginastica aeróbica, sorteamos uma cesta básica e hoje finalizamos com essa palestra”.
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAIANE ARAÚJO, QUE COMANDA A TURMA FEMININA DE PRÁTICAS CORPORAIS DO CEU AVIÁRIO