Palestrante apresentou case Medelin
O case da transformação de Medelin foi apresentado na abertura oficial da Semana Global de Empreendedorismo, na noite desta segunda-feira, 21, em palestra de Jorge Melguizo.
Ele foi secretário de Cultura e Cidadania da cidade colombiana, que nos anos 80 ficou conhecida mundialmente pelo tráfico de drogas e assassinatos.
O tema abordado pelo palestrante colombiano foi "Medelin: da transformação de uma cidade à transformação de uma sociedade". A cidade se tornou modelo em termos de moderização.
O enfrentamento do problema começou quando os moradores perceberam que não tinham outra saída a não ser expurga-lo, afirmou o palestrante.
Ele mostrou as iniciativas postas em prática, principalmente no tocante às áreas cultural e social, com a construção de espaços destinados às comunidades, principalmente as mais carente.
"Escolas foram criadas, ruas reurbanizadas como foco nas pessoas, espaços públicos passaram a funcionar quase que integralmente e todos os dias do ano", afirmou Jorge Melguizo.
O envolvimento de todos os cidadãos, na opinião do palestrante, mais a participação do Estado, foi fundamental para que o processo de transformação fosse iniciado e concluído.
Os resultados, afirmou, é que na cidade que registrou até mais de seis mil assassinatos em um ano, estes crimes caíram a 5% dos casos.