Professor Josué Mello e a artista plástica Graça Ramos são homenageados pela Academia Feirense de Letras

17/7/2025, 16:17 | Foto: Danielly Freitas
A comenda é entregue a pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da cultura e das letras

Momento de festa, memória e gratidão. Nessa quarta-feira (16), o professor Josué Mello e a artista plástica Graça Ramos foram homenageados com a Comenda Martiniano pela Academia Feirense de Letras. A cerimônia aconteceu no Casarão Olhos d’Água e reuniu autoridades, amigos e familiares dos homenageados.

A comenda é entregue a pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da cultura e das letras em Feira de Santana. Segundo o presidente da Academia, João Batista de Cerqueira, o objetivo é valorizar, em vida, aqueles que ajudam a construir a história da cidade.

“A professora Graça Ramos é feirense, artista plástica, escritora e professora da UFBA. Ela é reconhecida internacionalmente e, por onde passa, leva o nome de Feira de Santana com muito orgulho. Já o professor Josué Mello chegou à cidade em 1965 e, desde então, tem deixado sua marca na educação, na religião e na cidadania, como a criação do Serviço de Integração do Migrante (SIM)”, destacou o presidente.

Emocionada, Graça Ramos falou sobre a importância da homenagem. “Eu como artista tenho honra na minha casa. Agradeço a Deus essa oportunidade, estou felicíssima porque tenho certeza que minha mãe ficaria honrada e feliz. Foi ela que me ajudou, sendo minha mentora, quem me deu as primeiras telas, tintas e livros”, relembra.

Já o professor Josué Mello agradeceu pelo reconhecimento e destacou o carinho que tem por Feira de Santana. Segundo ele, apesar de ter nascido em Sergipe, é feirense de coração.

“Fico muito honrado e agradecido. Ao mesmo tempo, reconheço que quem merece essa homenagem é a Bahia e Feira de Santana, que me acolheu desde 1954. Acho que Deus iluminou a minha mente para que eu saísse de Sergipe e viesse à Bahia estudar. E eu vim parar logo numa terra de cultura, que valoriza o saber, o conhecimento”, disse o professor emocionado.

O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, ressaltou a parceria entre o Casarão Olhos d’Água e a Academia Feirense de Letras, além de frisar a importância dos homenageados para a cultura do município.

 “As atividades desenvolvidas pelas academias trouxeram vida para este lugar. É uma alegria participar de momentos como esse. A professora Graça Ramos e o professor Josué Mello são nomes que engrandecem Feira de Santana. Enquanto artista, a doutora Graça leva, com brilhantismo, o nome da cidade pelo mundo afora e o mestre Josué Mello é uma fonte de inspiração, um agente de motivação por onde passa”, pontuou Lôbo.



  •