Alunos da rede municipal participam das avaliações SABE e SAEB para medir qualidade da Educação

7/10/2025, 14:49 |
A iniciativa mede as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos em Língua Portuguesa e Matemática

Entre esta segunda-feira (6) e sexta-feira (10), estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal participam das provas do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação). A iniciativa mede as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O objetivo das avaliações é oferecer dados que permitam diagnosticar a qualidade da educação, identificando avanços, desafios, lacunas de aprendizagem e desigualdades. A partir dos resultados, é possível orientar políticas públicas, aprimorar práticas pedagógicas e planejar ações de formação continuada para os educadores, fortalecendo o ensino e garantindo o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

De acordo com o secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, as avaliações são ferramentas essenciais para o aprimoramento da rede municipal.

“Esses instrumentos nos ajudam a compreender de forma concreta como está o aprendizado dos nossos alunos. A partir dos resultados, conseguimos planejar políticas mais eficazes, apoiar os professores e garantir que cada estudante avance no seu processo de formação”, destacou Pablo.

Em um segundo momento, entre os dias 10 e 14 de novembro, será a vez dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarem da prova do SABE, também com foco em medir o desenvolvimento das habilidades essenciais previstas na BNCC.

Além disso, os estudantes do 5º ao 9º ano realizam, entre 20 e 31 de outubro, as provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) — uma avaliação nacional em larga escala promovida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os resultados do SAEB, combinados aos dados do Censo Escolar, formam o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerado o principal indicador da qualidade da educação no Brasil.

“Tanto o SABE quanto o SAEB são importantes porque nos permitem olhar para a realidade da rede com base em evidências. Essa é a base para uma gestão educacional comprometida com resultados e com a aprendizagem de todos”, concluiu o secretário.



  •