Audiência Pública discute Plano Municipal de Educação e apresenta avaliação das metas em Feira de Santana

12/8/2025, 16:35 | Fotos: Raylle Kettly
Evento reuniu representantes de diversos setores educacionais e contou com participação cultural de estudante indígena Pataxó

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Feira de Santana realizou a audiência pública do Plano Municipal de Educação (PME), com o objetivo de apresentar o contexto de implementação das políticas públicas voltadas à educação no município, abrangendo as redes municipal, estadual e privada, da educação básica ao ensino superior.

O encontro, promovido pela Comissão de Monitoramento e Avaliação por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu representantes de instituições de ensino, conselhos, sindicatos e a sociedade civil. A comissão foi instituída pelo Decreto nº 13.023/2023 e atualizada pelo Decreto nº 13.518/2024, com a responsabilidade de acompanhar e avaliar o cumprimento das metas do PME, elaborar relatórios anuais e ampliar a participação das diferentes esferas administrativas e educacionais no processo.

A equipe técnica de apoio, formada pelas professoras Karina Macedo, Lisandra de Oliveira Sampaio, Adriana Santos Costa e Cremilza Carla Carneiro Ferreira Souza, é responsável pela coleta e sistematização dos dados, organização de reuniões e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Durante a audiência, foi apresentada uma síntese da avaliação das metas previstas no Plano Municipal de Educação, considerando a série histórica 2016-2026. Também foram estabelecidos critérios para participação, com direito à fala apenas aos convidados previamente inscritos.

Além das discussões técnicas, o evento contou com um momento cultural especial. A estudante Pataxó, Ytxetxaha Pesca, moradora de Feira de Santana e aluna do Colégio Estadual Georgina de Melo Erismann, apresentou uma canção em homenagem aos seus ancestrais. “Para mim é uma honra imensa cantar nesses espaços, mostrando a cultura indígena. Minha música, Nas Profundezas, tem um significado muito importante e fará parte de um álbum que pretendo lançar em janeiro de 2026”, afirmou.

O secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que a audiência representa um passo importante para fortalecer a participação social no acompanhamento das políticas educacionais e garantir que as metas estabelecidas para a próxima década sejam efetivamente alcançadas.

“Avaliar o plano, nesse contexto, traz para os munícipes de Feira de Santana um entendimento sobre como está o cenário da educação da cidade como um todo, considerando as diversas redes, como municipal, estadual e privada. Este é o momento de apresentar o relatório parcial construído e, a partir dele, compreender como estão os indicadores, as metas e as estratégias da educação no município”, explicou a presidente da Comissão do Plano Municipal de Educação (PME) de Feira de Santana, Karina Macedo.



  •