Agosto Lilás: Fundação Hospitalar intensifica ações de prevenção e combate à violência contra a mulher

Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, tem intensificado ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. As atividades foram realizadas na manhã desta quinta-feira (21), no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltês. Já no Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, as palestras ocorreram às 14h, com o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva no combate a esse grave problema.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, explicou que as ações deste mês visam combater a violência contra a mulher e garantir uma abordagem mais eficaz para as vítimas. “Estamos promovendo diversas atividades, como a distribuição de informativos, palestras, rodas de conversa e reforçando a Rede de Enfrentamento à Violência. Oferecemos um atendimento especializado e exclusivo para mulheres vítimas de violência sexual e outras formas de abuso, com suporte em ginecologia, psicologia e serviço social”, afirmou Gilberte.
No CMPC, participaram das atividades representantes da Polícia Militar, incluindo a Ronda Maria da Penha, além de membros das equipes de psicologia, com Stefane Beatriz, e de serviço social, com Renata Silva. No evento do Hospital da Mulher, a palestra contou com a participação de Neinha Bastos, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Loena Almeida, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a Capitã Nina Marques e o Subtenente Florisvaldo Júnior, da Ronda Maria da Penha.
Neinha Bastos, secretária de Políticas para as Mulheres, destacou a importância da campanha Agosto Lilás para o enfrentamento da violência doméstica. “Infelizmente, a violência contra a mulher é um problema recorrente, e nossas equipes estão atuando diretamente para oferecer apoio e orientação às vítimas, ajudando-as a sair dessa situação de abuso e violência”, afirmou.
A titular da DEAM, Loena Almeida, ressaltou que a iniciativa da Fundação Hospitalar é essencial, pois atende diretamente as mulheres feirenses acolhidas pelos serviços de saúde municipais. “Essas ações são fundamentais para entendermos a realidade da violência doméstica e, com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, implementarmos políticas eficazes de combate, reduzindo as ocorrências em nosso município”, explicou.
O subtenente Florisvaldo Júnior, da Ronda Maria da Penha, lembrou que a campanha foi criada após a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006. "Há 19 anos, a Polícia Militar da Bahia vem realizando atividades diárias em Feira de Santana, garantindo a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que estão amparadas por medidas protetivas", alertou.
Acolhimento e apoio às vítimas
Feira de Santana oferece assistência integral às mulheres vítimas de violência, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e outros órgãos municipais que prestam serviços socioeconômicos e de saúde. A Prefeitura também incentiva a denúncia de violência doméstica através do Disque 180.