100 dias de Governo: Seagri age para amenizar efeitos da seca e promover o desenvolvimento rural

Numa das mais severas secas dos últimos anos, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural concentrou esforços para atender as necessidades prioritárias dos moradores da zona rural de Feira de Santana, principalmente no tocante a abastecimento de água.
O secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, observa que no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas mais de 900 entregas em dezenas de povoados, de acordo com a Seagri, cujos moradores enfrentam sérios problemas com o abastecimento regular de água. "Os carros-pipa rodaram milhares de quilômetros para atender a demanda crescente em um dos verões mais severos dos últimos anos", lembra o secretário.
A Seagri vai apoiar os pequenos agricultores com o preparo do solo para o plantio da safra que, se o tempo ajudar, deverá ser colhida entre julho e agosto, mais a distribuição de sementes de milho e de feijão, para produtores cadastrados nas associações – são 86, mostrou levantamento. A contratação das máquinas e a aquisição das sementes estão em processo licitatório.
Silvaney lembra ainda que a secretaria fez a atualização cadastral dos vendedores de frutas e verduras da rua Marechal Deodoro, que terá o seu o comércio de rua reordenado e vai passar a contar com barracas padronizadas e o estacionamento para veículos ampliado. "Neste trimestre foram iniciadas obras no Centro de Abastecimento que vão modernizar o entreposto e facilitar o seu acesso pelo lado norte", acrescenta.
Pequenos criadores de caprinos e ovinos foram beneficiados com o melhoramento genético dos seus rebanhos, por meio de inseminação artificial. Técnicos da Seagri fizeram diagnóstico de gestação de matrizes bovinas, por meio do Programa Mais Pecuária Brasil. Foi iniciada, também, a recuperação da parte física do Parque de Exposição João Martins da Silva.
Silvaney destaca ainda que até março, a Seagri certificou, com o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), uma empresa de pescado e está em andamento avaliações de outras três solicitações. "O Selo SIM é garantia da qualidade do produto, que passou por observações de técnicos da Prefeitura. Facilita a aceitação da produção pelo mercado consumidor", explica.