Prefeitura oferece atendimento psicológico por telefone aos pacientes cadastrados no Centro de Referência em IST

Como estratégia para oferecer atendimento psicológico aos pacientes cadastrados no Centro de Referência Municipal em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está realizando consultas por telefone com psicólogo.
A medida visa evitar aglomerações e contato próximo devido a situação mundial de prevenção a Covid-19. O atendimento propõe manter a rotina de tratamento, visando o equilíbrio mental dos pacientes.
Esta modalidade de atendimento se encontra autorizada a partir de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que permite os psicólogos realizarem consultas com os pacientes de forma virtual desde 2012. Desta forma o profissional é livre para oferecer o serviço, seja de orientação, psicoterapia, supervisão ou avaliação psicológica.
Todos os dias a psicóloga Lorena Mascarenhas atende por telefone cerca de sete pacientes por turno desde o dia 24/03. O acompanhamento é agendado e propõe dar continuidade ao serviço que era oferecido presencialmente.
“É muito importante não parar o tratamento do paciente, a assistência à saúde mental é fundamental para que esse paciente tenha compreenda a importância do tratamento ininterrupto”, pontua.
Ainda segundo Lorena Mascarenhas, um dos grandes benefícios da assistência via telefone é que o paciente tende a não ter receio de falar o que realmente sente. “O atendimento facilita a fala do nosso paciente, que pode expor seus sentimentos e dúvidas de maneira mais direta”, analisa.