CRAS Baraúnas se apresenta no CUCA em edição especial do Projeto Cinco e Meia na Semana das Crianças

13/10/2025, 9:2 | Fotos: Danielly Cerqueira
Um dos destaques da programação foi a apresentação do grupo musical do CRAS Odorico Pereira da Silva, do bairro Baraúnas

Na tarde da última quinta-feira (9), o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) foi palco de uma edição especial do Projeto Cinco e Meia, em celebração à Semana da Criança, que antecede o Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12).

Com o tema “Circo”, o evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Doutor Clóvis Ramos Lima, da Escola Municipal Wilson Pereira e do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery. Aproximadamente 200 crianças e adolescentes prestigiaram as apresentações, que tiveram como objetivo estimular o aprendizado e proporcionar aos estudantes a experiência de se apresentarem em um espaço cultural.

Um dos destaques da programação foi a apresentação do grupo musical do CRAS Odorico Pereira da Silva, do bairro Baraúnas. O grupo é conduzido pela professora de música Lucivanda Gonçalves, que desenvolve um trabalho de formação musical com os usuários da unidade.

“Sou responsável pelo desenvolvimento musical dos usuários do CRAS, ministrando aulas de teoria musical, teclado, flauta e violino. Promovemos a prática em conjunto, com foco na formação de uma orquestra. É gratificante ver o quanto eles têm se engajado nas atividades e como mostram habilidades surpreendentes. É uma turma diversa, com idades entre 8 e 77 anos. A música tem o poder de unir gerações, e realizar esse trabalho é uma alegria imensa”, destacou a professora Lucivanda.

A coordenadora do CRAS Baraúnas, Natalie Cabral, também celebrou a participação no evento e ressaltou o impacto da apresentação na vida dos integrantes.

“Essa oportunidade de se apresentar no CUCA foi um momento de grande emoção, alegria e valorização para todos os envolvidos. Essa apresentação não só reflete o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos encontros do Serviço de Convivência, mas também evidencia o potencial transformador da música. Para nossos usuários, subir ao palco é a realização de um sonho e representa o fortalecimento da autoestima e o reconhecimento pela comunidade.”

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, reforçou o papel da cultura como ferramenta de inclusão social.

“É uma alegria imensa ver o grupo musical do CRAS Baraúnas se apresentando neste espaço tão significativo que é o CUCA. Esse momento vai além de uma simples apresentação: é a prova de que a arte e a música transformam, incluem e dão voz às comunidades. Estar aqui hoje, valorizando talentos locais e promovendo integração social, reafirma o compromisso da nossa gestão com o fortalecimento dos laços comunitários e a inclusão.”

A edição especial do Projeto Cinco e Meia demonstrou como a arte e a cultura podem ser aliadas poderosas no processo de formação cidadã, inclusão social e valorização de talentos da comunidade.



  •