Conselho do Idoso avalia 6ª Conferência e discute desafios do transporte público em reunião na SEMOB

6/8/2025, 16:5 | Foto: Divulgação
O objetivo do encontro foi analisar os encaminhamentos e propostas surgidas durante a conferência

Na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizou sua reunião ordinária na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). A pauta principal foi a avaliação da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no último dia 31 de julho na Secretaria de Educação (SEDUC), e a discussão sobre os problemas enfrentados no transporte público, tanto na cidade quanto nos distritos. Representantes das empresas Rosa e São João, responsáveis pelo transporte público em Feira de Santana, também participaram do encontro.

O objetivo do encontro foi analisar os encaminhamentos e propostas surgidas durante a conferência, que contou com ampla participação de representantes da sociedade civil, instituições públicas e lideranças comunitárias. A conferência teve como foco a promoção de políticas públicas mais eficazes para garantir os direitos das pessoas idosas, com ênfase em mobilidade, saúde, segurança e inclusão social.

Durante a reunião, a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou a importância de políticas inclusivas para a população idosa. “A inclusão é para todos! Estamos lutando por direitos e melhorias para os nossos idosos, reconhecendo sua trajetória, valorizando sua sabedoria e garantindo que envelhecer seja sinônimo de dignidade, respeito e participação ativa na sociedade. Nosso dever é construir políticas públicas eficazes, promover o acesso à saúde, ao lazer, à cultura e à convivência comunitária, garantindo que cada idoso seja visto, ouvido e respeitado. Não se trata apenas de cuidar, trata-se de integrar, incluir e celebrar a vida em todas as suas fases”, afirmou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, também se pronunciou sobre a importância da acessibilidade na cidade. “A mobilidade urbana não é apenas sobre mover pessoas, mas sobre conectá-las a destinos e oportunidades. Nosso compromisso é tornar a cidade mais acessível, garantindo que cada cidadão tenha o direito de ir e vir com dignidade. A mobilidade urbana é uma prioridade para este governo”, afirmou.



  •