Memorial da Feira

Assista no Memorial da Feira "Um crime na rua", filme de Olney São Paulo que mostra a cidade nos anos 50

31/10/2019, 16:44h

O filme "Um crime na rua", de Olney São Paulo, já pode ser visto no Memorial da Feira, portal mantido na internet pela prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Comunicação Social.  Gravado em 1955, aquele  foi o primeiro filme de Olney São Paulo. Mostra a investigação de um crime e a prisão do seu autor, tendo como cenário as ruas centrais da Feira de Santana da década de 1950. 

A trama, bastante simples, mostra dois investigadores em busca de um criminoso, interpretado pelo escritor Fernando Ramos, pelas ruas de Feira de Santana. Um deles é o próprio Olney São Paulo (o de paletó branco), o outro é Edson Campos. 

Os dois saem do antigo Currais Modelo, onde hoje é o Museu de Arte Contemporânea, percorrem a rua Geminiano Costa, chegam à av. Senhor dos Passos (com seu casario eclético e o canteiro central arborizado), chegam à antiga-feira livre, onde se vê os prédios da prefeitura e dos antigos Mercado Municipal e abrigo Santana, localizam o criminoso e o levam para a antiga Cadeia Pública, onde hoje é a Câmara Municipal. Ao longo do filme, pode-se ver, como figurantes, o colunista social Eme Portugal e o professor Olegário, que lecionava no Colégio Estadual. Por trás da câmera estava o fotógrafo Elydio Azevedo.

O portal Memorial da Feira pode ser visto na internet, no endereço http://www.memorialdafeira.ba.gov.br . Brevemente o portal exibirá outro filme de Olney, o documentário "Pinto vem aí!".

A opinião de Dimas Oliveira 

Sobre este filme, escreveu o jornalista Dimas Oliveira, especialista em cinema:

“Com 19 anos, junto com o fotógrafo Elydio Azevedo, Olney realizou o curta-metragem, com dez minutos de duração, mudo. 

No filme, além do roteiro e direção, ele atuou como ator, ao lado de Vera Campos e Miriam Arruda, as presenças femininas. Com uma filmadora Kodak 16mm antiga e coletando dinheiro entre os amigos, ele comprou os negativos. Filmou o roteiro em sequência linear, efetuando os cortes com as paradas na própria câmera, já que não dispunha de moviola.

O filme foi exibido em clubes de Feira de Santana e outras cidades do interior da Bahia, acompanhando espetáculos teatrais que o próprio Olney organizava, pela Associação Cultural Filinto Bastos. 

Na época, Olney criou a Sociedade Cultural e Artística de Feira de Santana (Scafs). Em Salvador, a primeira exibição de Um Crime na Rua foi no programa Cine Futuro, em 14 de novembro de 2012. Após sua morte, o filme foi exibido em mostra no auditório, que não existe mais, da Biblioteca Municipal Arnold Silva.”

Nascido em Riachão do Jacuípe, em 1936, Olney São Paulo morou e se iniciou no cinema aqui em Feira de Santana. Produziu quinze filmes, entre eles Manhã Cinzenta, que fala sobre a ditadura militar. 

Foi exibido em cinco festivais internacionais de cinema, conquistando dois prêmios na Alemanha. Mas antes disso, em 1969, foi exibido dentro de um avião sequestrado por guerrilheiros da MR-8. Olney foi equivocadamente vinculado à ação, e acabou sendo preso e possivelmente torturado pela ditadura militar. 

Em consequência disso, contraiu uma pneumonia e morreu em 1978, aos 42 anos.

  •  

Portal Memorial da Feira: Vídeo mostra o Campo do Gado funcionando na atual Praça do Nordestino

29/10/2019, 15:12h
Um vídeo raríssimo, mostrando o antigo Campo do Gado de Feira de Santana, quando ainda funcionava na atual Praça do Nordestino, é a mais recente postagem no portal Memorial da Feira, mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social.

O vídeo mostra imagens de vaqueiros tangendo bois, e a cena forte do abate de uma rês no matadouro, com um golpe certeiro de peixeira desferido no pescoço do animal por um exímio magarefe. As cenas foram filmadas em 1927 pelo aviador e explorador alemão Gunther Plüschow, e faz parte de um documentário sobre a visita dele à Bahia, mostrando também imagens do município de Maragogipe.

Segundo a Wikipedia, entre os feitos de Gunther Plüschow (1886-1931) está “a única fuga de um prisioneiro de guerra alemão na Primeira Guerra Mundial da Grã-Bretanha de volta à Alemanha. Foi o primeiro homem a explorar e filmar do ar a Terra do Fogo e Patagônia”.

Para visualizar o vídeo citado, basta acessar o portal Memorial da Feira através do endereço: www.memorialdafeira.ba.gov.br e na parte inferior do site clicar na seção "Relíquias da Feira". 

  •  

Portal Memorial da Feira: Em vídeo, a inauguração do Museu Casa do Sertão, há 31 anos

22/10/2019, 16:18h

A inauguração do Museu Casa do Sertão, em 1978, e sua importância para a cultura de Feira de Santana e da Bahia, é mais um vídeo a integrar o portal Memorial da Feira, que se encontra na internet desde o dia 7 de outubro. O conteúdo traz depoimentos do fundador do museu, Raimundo Gama, de um dos seus diretores, Franklin Maxado, e do arquiteto responsável pela planta do museu, Juraci Dórea.

O minidocumentário, que integra a categoria Panoramas da Feira,  mostra também imagens da inauguração do museu, em Super-8, feitas na ocasião por Juraci Dórea e pelo jornalista Dimas Oliveira. Nela aparecem importantes personagens do mundo político e cultural de Feira e da Bahia, como o prefeito Colbert Martins da Silva, o professor Hélio Simões e o então reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Geraldo Leite. Essas imagens, aliás, na íntegra e sem edições, já haviam sido postadas no mesmo portal, na categoria Relíquias da Feira. 

O portal Memorial da Feira foi lançado pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social, para contribuir com a preservação da memória histórica, cultural e afetiva de Feira de Santana. Além da produção própria, o portal reúne vídeos e fotografias de arquivos particulares. Ele pode ser acessado no link www.memorialdafeira.ba.gov.br.

  •  

Áudios da histórica sessão da Câmara que cassou mandato de Pinto podem ser ouvidos no Portal Memorial da Feira

21/10/2019, 9:3h

O áudio dos discursos de vereadores, favoráveis e contra o impedimento de Chico Pinto, na histórica sessão da Câmara Municipal que resultou na cassação do então prefeito de Feira de Santana, em 1964, é uma das novidades que os leitores já podem conferir, entre as atrações  do  portal Memorial da Feira, recentemente apresentado à comunidade.

Lançado oficialmente  pelo  prefeito Colbert Martins Filho no último dia 7, o portal,  sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social, pode ser acessado diretamente pelo endereço  www.memorialdafeira.ba.gov.br ou através do link  disponível no site www.feiradesantana.ba.gov.br.

Já se encontram a disposição do público, neste veículo de comunicação, vários  vídeos e fotografias  para quem pretende conhecer melhor as origens e o desenvolvimento da Princesa do Sertão.

Funcionando há menos de quinze dias, o novo sítio de conteúdo sobre a história da maior cidade do interior da Bahia já conta com cerca de duzentas fotografias da Feira de Santana antiga e de um passado recente, provenientes de vários acervos particulares.

Além disso, estão  publicados 19 vídeos sobre diversos aspectos históricos e culturais de Feira de Santana, entre eles um mini-documentário sobre a arquitetura eclética de Feira de Santana, que prevaleceu no final do século XIX e início do  seguinte, apresentado pelo arquiteto e artista plástico Juraci Dórea.

Na apresentação  oficial do portal à imprensa, o prefeito Colbert Martins Filho disse que o objetivo é "integrar, em um só lugar, a história da  cidade em suas mais variadas vertentes".

  •  

"Memorial da Feira", novo portal sobre a história do município, é lançado na internet

7/10/2019, 19:51h

Feira de Santana passa a contar, a partir desta segunda-feira, 07, com um veículo de comunicação oficial na internet voltado para o acervo, em vídeos, fotos e documentos, da história do município. Está na rede mundial de computadores o portal Memorial da Feira (www.memorialdafeira.ba.gov.br). O acesso também pode ser feito através do site da administração municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Apresentada pelo prefeito Colbert Martins Filho (foto) a jornalistas locais, trata-se de uma ferramenta bastante interativa. As pessoas tanto podem baixar seus conteúdos, livremente, quanto contribuir fornecendo material, devidamente checado, pela equipe responsável pelo portal.  

Além do chefe do Executivo, estiveram presentes, pelo Governo, os secretários Valdomiro Silva (Comunicação), Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer) e Antonio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), e o diretor-presidente da Fundação Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho. O vereador Zé Curuca também prestigiou a apresentação.

Prédios públicos ou privados antigos, festas populares, momentos históricos no município, personagens importantes dos cenários político, social, cultural, econômico e de outros segmentos, formam a rede de documentários em vídeo e das galerias de fotos que enriquecem o portal.

“É um serviço que será atualizado permanentemente, com o trabalho de seus pesquisadores e também pela doação de material pela comunidade. O objetivo é integrar, em um só lugar, a história da nossa cidade em suas mais variadas vertentes”, diz o prefeito Colbert Filho.  Ele é um dos personagens do acervo, junto com outros que passaram pelo Governo nas últimas décadas – além dos intendentes e gestores não eleitos pelo voto popular.

Juraci Dórea descreve projeto arquitetônico de origem da cidade

Atração já disponível no portal e apresentada no evento desta tarde, um vídeo conta sobre a história arquitetônica de Feira de Santana. A voz do artista plástico e arquiteto Juraci Dórea (foto) é coberta com fotografias de época. Também há um relato do presidente da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito, igualmente ilustrado com imagens, sobre o casarão da família Froes da Motta. 

Em fase final de produção, vídeos-documentários vão contar a história de algumas personalidades da história política  do município, a exemplo do ex-governador e ex-prefeito João Durval e dos ex-prefeitos Colbert Martins da Silva, Chico Pinto, Joselito Amorim e José Falcão da Silva.

Projeto para futuras gerações, diz Valdomiro Silva

O secretário de Comunicação Social de Feira de Santana, Valdomiro Silva (foto), observa que este é um  projeto  que atenderá as futuras gerações. Segundo ele, o portal é algo em atualização contínua, “uma fonte de consulta sobre os mais diversos temas da história da cidade, com todo cuidado de apuração, para que possa atingir o máximo de fidelidade dos fatos”.

Coordenador diz que trabalho vai agregar valor e conteúdo 

Para o jornalista Marcondes Araújo (foto), coordenador do portal, não há pretensão de ineditismo, muito menos se tornará dispensável a existência de outros projetos que existem sobre a história de Feira de Santana, a partir do portal. “Todos tem o seu valor. O trabalho da Prefeitura pretende agregar algo ao que já vem sendo feito por outros interessados em preservar a memória da cidade, cada um com seus diferenciais, presentes em diversos canais de comunicação”.

Jornalistas prestigiam lançamento do portal

Vários veículos de comunicação estiveram representados na apresentação do portal Memorial da Feira, nesta segunda, 07, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Colbert Martins Filho: Marcílio Costa (TV Subaé), Humberto Cedraz e Danilo Guerra (Folha do Estado) Dilton Coutinho [foto] (Acorda Cidade), Dilson Barbosa (Bom Dia Feira), Carlos Augusto Oliveira (Jornal Grande Bahia), Tanúrio Brito (Programa da Manhã da Rádio Sociedade News), Oliveira Júnior e Carlos Augusto (Rádio Povo); Paulão  (TV Caldeirão), entre outros. 

O jornalista Adilson Simas, colaborador do portal, também compareceu. Estiveram presentes, ainda, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, radialista Edmundo Filho, da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, e seus assessores Reginaldo Pereira e Regina Ferreira, além dos diretores da Secom, os jornalistas Jorge Magalhães, Batista Cruz e Antonio Carlos Magalhães.

  •