Memorial da Feira

A histórica apresentação da bailarina Ana Botafogo em Feira de Santana está no portal Memorial da Feira

3/12/2019, 12:3h

A apresentação da mais importante bailarina do Brasil, Ana Botafogo, em Feira de Santana, é o mais novo vídeo que está sendo exibido no Memorial da Feira, portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social (assista neste link). A apresentação de Ana Botafogo foi em 1992, nas comemorações dos 20 anos da Earte, primeira escola de dança de Feira de Santana e do interior da Bahia. Ela se apresentou juntamente com Paulo Rodrigues (os dois, na época, eram primeiros-bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e os alunos da Earte, no espetáculo O Despertar da Amazônia, dirigido pelo coreógrafo Geraldo Ciuffo.  A coordenação geral do espetáculo foi de Luiz Augusto Oliveira, atualmente diretor do Centro de Cultura Maestro Miro.

A Earte foi fundada em 1972 pela bailarina feirense Ângela Oliveira, formada na primeira turma de dança da Universidade Federal da Bahia, e que trouxe para Feira de Santana não apenas o balé clássico e o jazz, mas também as mais recentes técnicas da dança moderna desenvolvidas na década de 1970. Ângela Oliveira morreu precocemente em um acidente de carro, em 1983. Mas seu trabalho teve continuidade com o irmão Luiz Augusto Oliveira, que já promoveu vários outros espetáculos de dança, como a apresentação de Carlinhos de Jesus e do Ballet do Teatro Castro Alves, e com sua sobrinha, a também bailarina Manuella Oliveira, que assumiu a direção artística da Earte.

O vídeo sobre a apresentação de Ana Botafogo está na seção Relíquias da Feira. O portal Memorial da Feira pode ser acessado na internet, no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

  •  

Jornalista Adilson Simas é a nova atração do Portal Memorial da Feira

29/11/2019, 17:17h

O jornalista Adilson Simas é mais um dos memorialistas de Feira de Santana apresentado no Memorial da Feira, portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social (assista neste link). O primeiro foi Antônio Moreira Ferreira, mais conhecido como Antônio do Lajedinho. Ambos tem dado uma importante contribuição à preservação da memória histórica de Feira de Santana, mantendo preciosos acervos de documentos e fotografias em seus arquivos particulares, e escrevendo crônicas sobre os mais diversos acontecimentos relevantes da história de Feira de Santana.

Adilson Simas é também conhecido pela memória extraordinária. É, talvez, o memorialista mais consultado por jornalistas, pesquisadores ou simples curiosos, para tirar dúvidas sobre a história de Feira de Santana. Já escreveu dois livros: A História do Fluminense de Feira, em que conta a trajetória do grande time feirense, e Túnel do Tempo, reunindo as crônicas publicadas em jornais de Feira de Santana, especialmente a Tribuna Feirense e o Jornal Feira Hoje. Atualmente, Adilson mantém na internet o blog Por Simas, publicado no Facebook, e a seção Feira em História, veiculado pelo Memorial da Feira e pelo site da Prefeitura.

O Memorial da Feira continuará publicando vídeos sobre outros memorialistas de Feira de Santana. O portal pode ser acessado na internet no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

  •  

Fotografias do Colégio Santanópolis, referência em educação por mais de cinco décadas, são exibidas no Portal Memorial da Feira

27/11/2019, 17:48h

Durante 51 anos, entre 1933 e 1984, o Ginásio, e depois Colégio Santanópolis foi uma das principais referências do ensino em toda a Bahia, a maior do interior do estado, tendo sido responsável pela formação de inúmeras personalidades de destaque nos campos das artes, da política, das profissões liberais e da administração pública. Por ele passaram nomes como o pintor Raimundo de Oliveira, o cineasta Olney São Paulo, o líder espírita Divaldo Franco, o escritor e ministro da Educação Eduardo Portela, o advogado Hugo Navarro, e os prefeitos de Feira de Santana Joselito Amorim, João Durval Carneiro, Colbert Martins da Silva, Newton Falcão, José Falcão da Silva, José Raimundo Pereira e José Ronaldo de Carvalho.

Fundado e dirigido pelo educador e político Áureo Filho, o Santanópolis, que funcionava em ampla área em torno da Prefeitura, destacava-se não apenas no setor estritamente educacional,  mas também nas atividades artísticas e esportivas. Vários aspectos dessas atividades podem ser vistas em mais de cem fotografias que estão sendo exibidas no Memorial da Feira (portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social), na seção Fotos da Feira.

Pertencentes, em sua grande maioria, ao acervo de Evandro Oliveira, filho de Áureo Filho e que também foi diretor do colégio, as fotos mostram as instalações do Santanópolis, com destaque para uma sala de aula de artes plásticas, os desfiles dos seus estudantes em comemorações cívicas, a participação de seus atletas em competições esportivas, e a formatura de vários dos seus alunos em diversas solenidades de colação de grau.

Muita gente que estudou no colégio, ou que teve parentes e amigos que nele estudaram, vão se reconhecer ou identificá-los nessas fotos. Elas não estão legendadas com a identificação das pessoas, pois a grande maioria não está identificada no acervo de Evandro Oliveira, por isso a coordenação do portal preferiu não nomear apenas algumas pessoas, mesmo sabendo, em muitos casos, de quem se trata.  Preferiu contar com a colaboração do público, que poderá participar do portal identificando cada pessoa de cada foto, através do email memorialdafeira@gmail.com. Para isso, o interessado se identifica a si próprio, descreve a foto ou as fotos que escolheu e nomeia as pessoas conhecidas (características e posição na foto), com o seu nome completo e, se possível, se ainda estiver vivo, a atual profissão. A colaboração será mencionada na legenda de cada foto. Espera-se, com isso, que seja identificado o maior número possível de pessoas que aparecem nas fotografias.

Brevemente o Memorial da Feira publicará também um vídeo sobre a história do Santanópolis. O portal pode ser acessado na internet pelo endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

  •  

Documentário que mostra desenvolvimento de Feira de Santana na década de 60 é a nova atração do Portal Memorial da Feira

26/11/2019, 10:25h

Os marcos de desenvolvimento de Feira de Santana, no início da década de 1960, quando a cidade era governada pelo então prefeito Francisco Pinto. É o que mostra o vídeo “Princesa do Sertão”, um novo documentário institucional que está sendo exibido no portal Memorial da Feira, mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. (Assista neste link)

Com pouco mais de 11 minutos de duração, produzido por Indiofilme do Brasil e catalogado pela Fundação Senhor dos Passos, o vídeo apresenta imagens de Chico Pinto, no seu quinto mês de governo, em 1963, inaugurando escolas com Eduardo Fróes da Motta e o então vereador Colbert Martins da Silva; e recebendo a visita do então senador e ex-presidente Juscelino Kubistchek.

Traz ainda aspectos importantes da economia do município, como o beneficiamento do fumo para exportação, “com três armazéns empregando mais de 8 mil pessoas”; o Frigorífico Carvalho, “maior frigorífico do Brasil, excetuando-se os do Rio Grande do Sul”; a industrialização de cal, com matéria-prima extraída em jazidas de Euclides da Cunha; a indústria de madeira, com a produção mensal de cerca de 30 carrocerias de caminhão por uma única serraria; e a tradicional Oficina Pernambucana, fundada em 1946, “uma das maiores do Nordeste, com quarenta máquinas modernas, entre as quais se encontra o contornador de fresagem interna para máquinas de todos os tipos”.

O vídeo mostra também a força da pecuária intensiva, representada pela Fazenda Engenho Velho, com seus plantéis de gado nelore e de cavalos manga-larga e ingleses puro-sangue; o Colégio Santanópolis, “cuja orientação pedagógica obedece à diretriz do educador e deputado Áureo Filho, que imprime em seu estabelecimento um moderno sistema de educação”; o já pujante comércio da cidade, com destaque para a Casa Pimenta, “especializada em brinquedos e artigos plásticos em geral”; e a frota de ônibus que transportava passageiros para Salvador “em confortáveis veículos que chegam e partem em horário regular”.

O vídeo “Princesa do Sertão” pode ser visto na seção Relíquias da Feira do portal Memorial da Feira. Para isso, basta acessar o portal pela internet, no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

  •  

Vídeo produzido pelo Portal Memorial da Feira conta a história de Francisco Salles Barbosa

22/11/2019, 15:15h

Todos os feirenses conhecem a rua Sales Barbosa, mas pouquíssimos sabem quem foi Francisco Salles Barbosa, o poeta romântico que empresta seu nome a uma das vias principais do centro comercial de Feira de Santana. A história de Salles Barbosa é contada no mais recente vídeo publicado pelo Memorial da Feira http://www.memorialdafeira.ba.gov.br/conteudo.asp?catvid=1#tag(assista neste link), portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social.

Nascido em 1862, Salles Barbosa foi um dos principais protagonistas do romantismo e do abolicionismo em Feira de Santana. O poeta feirense estudou Direito em Recife, onde participou do Clube do Cupim, e foi representante desse movimento abolicionista em Feira de Santana, juntamente com Padre Ovídio Alves Boaventura, Dr. Remédios Monteiro e Filinto Bastos. O grupo se reunia no Teatro Santana, nas filarmônicas Vitória e 25 de Março e na Capela dos Remédios, onde angariavam fundos para comprar cartas de alforria e libertar escravos.

Salles Barbosa morreu aos 26 anos, em 1888, justamente no ano da Abolição da Escravatura. Em Feira de Santana, a vida e a obra do poeta tem sido objeto de estudos da professora Cíntia Portugal, que há três anos realiza no Mercado de Arte Popular o projeto Saraus Poéticos em homenagem a Salles Barbosa, reunindo poetas e cordelistas para declamar poesias de Salles e de outros poetas feirenses e brasileiros.

A divulgação do nome de Salles Barbosa torna-se oportuna nesse mês de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. O vídeo pode ser visto no portal Memorial da Feira pela internet, no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

  •