Gesto / Divisão de Informação e Estatísticas

DESCRIÇÃO DO SETOR

A Divisão de Informação em Saúde e Estatísticas tem como principais atividades monitorar, acompanhar, avaliar parte dos sistemas que tange a saúde. A metodologia de trabalho é a análise das informações existentes na rede de saúde do município de Feira de Santana. Considera-se que a referida divisão tem um papel crucial na tomada de decisão dos gestores, pois através das análises é possível fornecer dados estatísticos para melhor tomada de decisão.

SISTEMAS ADMINISTRADOS PELA DISE

CNES/CADASTRO - O CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) é o sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do cadastro oficial do Ministério da Saúde (MS) no tocante à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não.
O CNES é a base cadastral para operacionalização de mais de 90 (noventa) sistemas de base nacional, tais como: Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), e- SUS Atenção Primária (e-SUS APS), entre outros. É uma ferramenta auxiliadora, que proporciona o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, de forma a auxiliar no planejamento em saúde das três esferas de Governo, para uma gestão eficaz e eficiente.

SIASUS - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS - O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) foi implantado nacionalmente na década de noventa, visando o registro dos atendimentos realizados no âmbito ambulatorial, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA). Ao longo dos anos, o SIA vem sendo aprimorado para ser efetivamente um sistema que gere informações referentes ao atendimento ambulatorial e que possa subsidiar os gestores estaduais e municipais no monitoramento dos processos de planejamento, programação, regulação, avaliação e controle dos serviços de saúde, na área ambulatorial.
O SIA é o sistema que permite aos gestores locais o processamento das informações de atendimento ambulatorial registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS. As informações extraídas do SIA são utilizadas como um importante instrumento de gestão, subsidiando, assim, as ações de planejamento, programação, regulação, avaliação, controle e auditoria da assistência ambulatorial.

Além disto: subsidia os processos da Programação Pactuada Integrada (PPI); fornece informações que possibilitem o acompanhamento e a análise da evolução dos gastos referentes à assistência ambulatorial; oferece subsídios para avaliação quantitativa e qualitativa das ações de saúde. O processamento da produção ambulatorial é executado pelo gestor local por intermédio do SIA. O processo completo de processamento é composto pelas fases de: entrada, processamento, saída e disseminação.

SIHD - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR DESCENTRALIZADO - Desenvolvida para realizar captação, controle e cálculo dos valores brutos dos procedimentos hospitalares prestados no atendimento ao cidadão, oferece aos gestores locais autonomia para fazerem o processamento e a gestão das informações de internação. A finalidade do AIH (Sistema SIHSUS) é a de transcrever todos os atendimentos que provenientes de internações hospitalares que foram FINANCIADAS PELO SUS, e após o processamento, gerarem relatórios para os gestores que lhes possibilitem fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde. Além disso, o nível Federal recebe mensalmente uma base de dados de todas as internações autorizadas (aprovadas ou não para pagamento) para que possam ser repassados às Secretarias de Saúde os valores de Produção de Média e Alta complexidade além dos valores de CNRAC, FAEC e de Hospitais Universitários - em suas variadas formas de contrato de gestão.
E-SUS - O DESF (Departamento de Saúde da Família) assumiu o compromisso de reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação em saúde e de otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos. Essa reestruturação chamada de Estratégia e-SUS APS preconiza:

  1. o registro individualizado das informações em saúde, para o acompanhamento dos atendimentos aos cidadãos;
  2. a integração dos diversos sistemas de informação oficiais existentes na APS, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (fichas/sistemas) ao mesmo tempo;
  3. o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contemplem os processos de trabalho da APS, com recomendações de boas práticas e o estímulo à informatização dos serviços de saúde;
  4. a introdução de novas tecnologias para otimizar o trabalho dos profissionais;
  5. a qualificação do uso da informação na gestão e no cuidado em saúde.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
O sistema de software público e-SUS AB é um sistema de apoio à gestão do processo de trabalho que pode ser utilizado de duas formas:
O sistema e-SUS AB foi desenvolvido para atender às necessidades de cuidado na Atenção Básica. Logo, o sistema poderá ser utilizado para por profissionais das equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Consultório na Rua (CnR) e da Atenção Domiciliar (AD), oferecendo ainda dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A primeira versão do sistema apoia a gestão do processo de trabalho das equipes por meio da geração de relatórios, sendo que a segunda versão contemplará várias ferramentas de apoio à gestão.

SERVIDOR SIM/SINASC - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MORTALIDADE E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE NASCIDOS-VIVO - Atualmente o servidor de dados do SIM/SINASC é gerenciado pela DISE, através da parceria com a VIEP - Vigilância Epidemiológica onde os dados são lançados, monitorados e emitidos.


O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional.

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde O documento básico que alimenta o - SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO).

SERVIDOR E-SUS - O servidor de dados do E-SUS é gerenciado pela DISE. Através do gerenciamento do Banco de Dados do E-SUS .
O gerenciamento se dá através de parceria com os prestadores de serviço, Voipy Tecnologia e Software data, nesse contexto de serviço a Voipy é responsável pela implantação, acompanhamento, treinamento dos diversos profissionais de saúde que compõem a rede. A Software data fornece apoio técnico nos hardwares e softwares envolvidos no processo.

MONITORAMENTO -
Através da parceria com a Atenção Primária foi montada uma equipe com Enfermeiras com amplo conhecimento nos sistemas que englobam a Atenção Primária à saúde. A equipe tem a responsabilidade de acompanhar, monitorar, e fornece relatórios e dados à gestão para melhor tomada de decisão. A principal motivação para criação do setor é alcançar o máximo desempenho nos indicadores de saúde.
  1. COMPOSIÇÃO DA EQUIPE
    1. O quantitativo baseia-se na necessidade para desempenhar as atividades da SMS-FSA/BA nos diversos sistemas.

ITEM

SUBSETOR

QUANTIDADE (colaboradores)

1

GESTÃO

1

2

RECEPÇÃO

1

3

ESUS

1

4

SIASUS

2

5

SIHD

1

6

MONITORAMENTO

4

7

SIM/SINASC

4

8

CNES/CADASTRO

1

9

APOIO CADASTRO

2

10

CORREÇÃO DE CADASTRO

2

TOTAL

 

15

OBS: SIM/SINASC está lotado na VIEP.

  1. ATIVIDADES PRINCIPAIS

 

Dentro das atividades desenvolvidas na DISE, destaca-se o papel do Monitoramento no acompanhamento e atenção dada aos dados da APS (Atenção Primária em Saúde)

CNES/CADASTRO - O CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) é o sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS

SIASUS - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS

E-SUS - O DESF (Departamento de Saúde da Família) assumiu o compromisso de reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB)

O SIA é o sistema que permite aos gestores locais o processamento das informações de atendimento ambulatorial registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS


SERVIDOR E-SUS - O servidor de dados do E-SUS é gerenciado pela DISE. Através do gerenciamento do Banco de Dados do E-SUS.

IDOC- CRIAÇÃO DE CADASTRO E USÚARIO DENTRO DA PLATAFORMA, INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE USUÁRIO DENTRE OUTRAS FUNCIONALIDADE.

SERVIDOR E-SUS - O
servidor de dados do E-SUS é gerenciado pela DISE. Através do gerenciamento do Banco de Dados do E-SUS.
O gerenciamento se dá através de parceria com os prestadores de serviço, Voipy Tecnologia e
 

Software data, nesse contexto de serviço a Voipy é responsável pela implantação, acompanhamento, treinamento dos diversos profissionais de saúde que compõem a rede. A Software data fornece apoio técnico nos hardwares e softwares envolvidos no processo.

    

Larissa de Amorim Bispo

                   Chefe da Divisão de Informações em Saúde e Estatísticas